O que são Bootcamps? Uma breve explicação do modelo de cursos da HOW

Em inglês, o termo vem de “campo de treinamento”, o intensivo de treinos que futuros militares recebem para entrar na área. Se você está passando por uma transição de carreira para a área de tecnologia, já se deparou com a variedade de cursos disponíveis no mercado. Eles vão desde graduações, pós-graduações e cursos técnicos até modalidades mais livres, como intensivos, Desenvolvimento Web: O que é, como se tornar um e qual curso escolher cursos online e bootcamps. Normalmente, os estudantes, só vão aprender a codar mesmo, em seu primeiro trabalho, ou por conta própria. Num bootcamp de programação, além de aprender as técnicas mais procuradas no mercado, você ainda tem a possibilidade de desenvolver habilidades comportamentais essenciais e muito bem vistas para grandes empresas e startups.

  • Na programação, os alunos vivenciam um treinamento imersivo com profissionais que têm experiência de mercado e que vão ajudá-los a começar seus primeiros projetos num curto espaço de tempo.
  • Ter a capacidade de aproveitar essa flexibilidade e experiência com muitas linguagens de programação é exatamente o que o tornará atraente para os empregadores.
  • Com duração de aproximadamente 2 semanas, a fase de projetos finais de um bootcamp de programação também é feita em times de 3 a 4 pessoas.
  • As vantagens do bootcamp para profissionais e empresas são evidentes, especialmente no contexto atual de mercado.
  • Esses programas de treinamento eram projetados para simular um ambiente de combate real.

Na área da criação de jogos, um programador tem que ter conhecimentos de design e experiência do usuário, mesmo que vá ter o apoio de um profissional qualificado. Já em setores como saúde, a agilidade é fundamental para os softwares cotidianos. É o programador que auxilia processos de gestão, acompanhamento e prontuário de pacientes. Caso os custos sejam muito altos, o aluno pode buscar bolsas de estudo ou até qualificações que priorizem alunos de baixa renda, auxiliando a democratizar o setor de tecnologia. Além disso, a tecnologia e a programação estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Profissionais das mais diversas áreas se preocupam com segurança digital, sistemas robustos, acessibilidade das informações e compartilhamento remoto de arquivos.

Plano Municipal de Educação de Xinguara

Neste texto, compartilhamos tudo sobre esse modelo que tem alavancado a carreira de profissionais por conta de sua versatilidade e metodologia intensiva. O bootcamp é um treinamento super intensivo, que dura apenas algumas semanas. Pessoas sem qualquer tipo de conhecimento prévio podem participar e concluem o intensivão com conhecimentos de um desenvolvedor júnior. A grande e maior vantagem de se investir em um Bootcamp é o aprendizado que os participantes da prática conseguem absorver.

o que bootcamp

Depois de realizar a matrícula, cada participante deve fazer todas as aulas e atividades. É importante que ele se organize para cumprir a jornada em tempo hábil, afinal, os bootcamps geralmente possuem um prazo para finalização pré-definido. Em algumas plataformas que desenvolvem bootcamps, o aluno tem https://www.aplicativosandroid.com/desenvolvimento-web-o-que-e-como-se-tornar-um-e-qual-curso-escolher/ espaço para compartilhar seus conhecimentos com a comunidade de desenvolvedores através da publicação de artigos. Os participantes geralmente contam com mentoria para realizar esse tipo de atividade. O bootcamp é uma experiência fundamental para a carreira de futuros desenvolvedores de sistemas.

Qual o tempo de duração de um bootcamp?

Naquela época, o treinamento militar era construído de maneira a representar um campo de batalha real. De acordo com estudo do PMI Institute, divulgado em 2019, 64% dos problemas em empresas brasileiras derivam de falhas de comunicação. Responder dúvidas de outras pessoas é uma estratégia para melhorar o engajamento no bootcamp e assim ter uma performance capaz de conquistar a preferência da empresa patrocinadora. Todo processo de bootcamp é pensado em um desenvolvedor júnior ou alguém que realmente não sabe programar. Outro ponto interessante é que com a convivência mais intensa com os colegas, os participantes acabam desenvolvendo o espírito de time e  se empenham ainda mais em ajudar os companheiros em momentos de aprendizagem.

  • Existem diversos tipos de linguagens de programação e escolher a primeira que você deseja aprender pode parecer intimidante.
  • O bootcamp é uma modalidade imersiva, então exige dedicação de tempo e recursos para participar.
  • Agora que você já sabe o que é bootcamp e como esse modelo de curso funciona, pode fazer essa certeira para alavancar sua carreira.
  • O que o diferencia é a abordagem prática e orientada por profissionais experientes.
  • No final da trajetória imersiva, vagas de emprego disponíveis na empresa patrocinadora do bootcamp são preenchidas com os melhores estudantes.

As vantagens do bootcamp para profissionais e empresas são evidentes, especialmente no contexto atual de mercado. Além disso, existe todo o planejamento da divulgação, principalmente se um dos objetivos da academia é atrair novos alunos. Como você viu, os Bootcamps são atividades intensas que podem trazer vantagens tanto para a academia quanto para os participantes. Além disso, é importante pensar em quais pessoas poderão participar dos Bootcamps. Por ser uma atividade intensa, é necessário ter o mínimo de condicionamento físico para aguentar a alta potência dos exercícios sem que isso gere lesões, por exemplo. O principal objetivo é aperfeiçoar o condicionamento físico e que os participantes alcancem bons resultados de forma mais rápida.

Aprender programação num bootcamp ou ser autodidata?

Além de ampliar os conhecimentos sobre diferentes temas, também abre portas no mercado de trabalho. Dessa forma, as equipes e empresas que sabem o que é Bootcamp e investem nessa modalidade têm muito a oferecer para seus colaboradores. Assim como o profissional que faz o Bootcamp em algum momento de sua carreira também oferece diversos diferenciais para a empresa ou equipe que o contrata.

Clique para conhecer as propostas da Digital House, Instituto Infnet, Kenzie, Growdev, Labenu, Cubos Academy, Le Wagon, Resilia, Galena, Tera, Responde Aí e Harve. Os bootcamps buscam sempre estar alinhados com o que é procurado pelo mercado de trabalho, por isso normalmente são sempre revistos e atualizados para não ficarem defasados em relação ao seu conteúdo. Já na universidade, os cursos seguem uma estrutura que, para ser revista, acaba inevitavelmente passando por todo um processo burocrático. E isso pode acabar resultando em um certo nível de desalinhamento com o mercado. Outra vantagem desse tipo de experiência está na capacidade de foco e concentração que é automaticamente desenvolvida entre os participantes, que devem absorver uma quantidade enorme de informações em um curto espaço de tempo. Como já dissemos, os bootcamps são desenvolvidos em diversas áreas, como Marketing Digital, Análise de Dados e Cibersegurança, mas ganharam uma maior relevância principalmente no campo da Programação.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *